"Pense num dia qualquer, e o subtraia, e veja que, sem ele, sua vida teria um rumo inteiramente diferente. Faça uma pausa, você que lê estas palavras, e, por um momento, pense na imensa corrente de ferro ou de ouro, de espinhos ou flores, que talvez jamais o tivesse encadeado, não fosse a formação do primeiro elo de um dia memorável." (Charles Dickens).

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Residue

Véspera de virada de ano. Uma grande cidade do Reino Unido está em festa, como o resto do mundo. A jornalista e fotógrafa Jennifer Preston (Natalia Tena) está em seu apartamento comemorando a dada, junto com seu namorado e funcionário do governo, Jonas (Iwan Rheon).

No momento do show de fogos, porém, ocorre uma grande explosão em uma casa noturna no centro da cidade. A explosão é vista por Jennifer e Jonas pela janela do apartamento. Mais de duzentos jovens morrem com o incidente e o exército isola uma área de 8km² ao redor do local da explosão. As pessoas ficam confusas com um isolamento tão grande e logo é divulgada a informação que a área está em quarentena e que a explosão liberou resíduos tóxicos na cidade. O governo e as autoridades supostamente não sabem a origem da explosão, mas divulgam que a mesma danificou um depósito subterrâneo antigo de armas, por isso que todos os moradores da cidade correm o risco de contaminação.

Instigada e desconfiada de que o governo está escondendo algo, Jennifer começa a perambular pelos arredores da área da quarentena com sua câmera fotográfica e trava uma briga com seu namorado, Jonas, que insiste em dizer que o governo não está omitindo nada.

Coincidentemente (ou não...), a cidade vive um surto de suicídios bizarros, o que deixa os moradores mais apavorados ainda. Jennifer, em uma dessas aventuras ao redor da quarentena, se depara com uma jovem que comete suicídio na frente da jornalista. Assustada, mas curiosa ao mesmo tempo, Jennifer fotografa o corpo da jovem.

Em casa, ao passar as fotos para seu computador, a jornalista/fotógrafa vê algo revelador e passa a ficar mais desconfiada com o governo. Ela tem certeza que a explosão não foi um acidente e que talvez forças sobrenaturais estejam por trás disso tudo. Jonas também começa a desconfiar dos seus superiores e consegue entrar escondido na área da quarentena.

Percebendo o desaparecimento de Jonas, Jennifer vai atrás do namorado e também entra na área proibida. Lá dentro, os dois se deparam com algumas verdades e são perseguidos pelo exército.  Tentando fugir, os dois ao mesmo tempo buscam a verdade por trás disso tudo.
O filme é razoável. Não tem nada de especial, mas é bom, especialmente a trilha sonora, que dá um ar de total suspense ao longa. A falta de informações quanto ao motivo do incidente principal do filme pode ser interpretada como algo positivo ou negativo. É algo positivo porque o suspense está presente desde o início do filme. Pode ser considerado algo negativo para quem busca respostas, principalmente na parte final do filme. 

A questão do sobrenatural é pouco explorada e às vezes até surge a dúvida se é algo sobrenatural ou não. O filme é um pouco confuso nesse sentido. Mas os principais personagens são bem explorados. O relacionamento entre Jennifer e Jonas tem espaço, pois a história toda se passa praticamente em torno deles. E ninguém tem superpoderes, apesar dos elementos "do outro mundo". 

Destaque também aos atores que interpretam o casal principal do filme. Natalia Tena e Iwan Rheon são mais conhecidos por interpretarem Osha e Ramsay em Game of Thrones. Ótimos atores. Então o filme está em boas mãos. Recomendo. Para quem quiser sair um pouco da rotina de heróis, efeitos especiais incríveis e vampiros com poderes, é um bom filme. Lembrando, para assistir sem muitas expectativas. 

Natalia Tena e Iwan Rheon

Ficha:

Título Original: Residue
Ano de Lançamento: 2015
Gênero Drama
País de Origem Reino Unido
Tempo de Duração: 102 minutos
Direção Alex Garcia Lopez
Elenco principal: Natalia Tena (Jennifer); Iwan Rheon (Jonas); Danny Webb (Emeril Benedict); Franz Drameh (Willy G).
Fotos: Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário